Terceirização responsável, com parceria e comprometimento faz parte da missão de nossa empresa. No mundo moderno e competitivo dos negócios a empresa deve focar a atenção em sua atividade fim, transferindo ao parceiro a execução e desenvolvimento de atividades não essenciais.
Infelizmente uma grande maioria das empresas utiliza apenas o parâmetro preço para escolher seus parceiros. De outro lado uma substancial parcela de prestadores de serviços, na busca desesperada por novos contratos, vendem “preços baixos” no lugar de SOLUÇÕES.
Nesta situação muitas empresas acabam tendo problemas com a qualidade dos serviços e são surpreendidas com uma avalanche de ações trabalhistas, que a princípio, deveriam ser de responsabilidade da empresa responsável pela terceirização. Muitas empresas estão percebendo que o importante é o binômio da prestação de bons serviços aliados a preços justos.
A Master Contabilidade e Terceirizações Empresariais acredita que terceirização não é apenas alocação de pessoas registradas em empresas distintas, e sim, o comprometimento do fornecedor com os resultados do cliente, fortalecendo a busca de metas e resultados. Em todos os projetos de terceirização, a aplicação de modernas técnicas de recursos humanos e gestão de pessoas com inteligência faz a diferença entre ser apenas um fornecedor ou um parceiro ideal.
Conforme o conceito e as definições apresentadas sobre a Terceirização, ela é um modelo administrativo, que tem como objetivo a concentração de esforços na razão de ser da empresa, podendo transferir para terceiros, especialistas e idôneos, tudo aquilo que não fizer parte do negócio principal da empresa - ela é a solução para quem deseja trabalhar com um foco exclusivo na atividade fim, obtendo vantagens de delegar essas responsabilidades para empresas especializadas em prestação de serviços, como a Master Terceirização e Assessoria Empresarial.
A terceirização é resultado de um esforço de racionalização e da busca incessante pela especialização, e o sucesso na implementação desta será obtido se ela for vista como algo estratégico, e não puramente como redução de custo.
- Redução de custo: Não é verdade que a terceirização produz automaticamente redução de custo. Pode ser interessante terceirizar um serviço com custo superior, caso se pretenda elevar o nível de qualidade para patamar compatível ou superior ao do mercado. A regra, portanto, é ver a terceirização sob todos os ângulos, não se limitando exclusivamente ao seu custo direto. Mesmo não sendo o objetivo principal da terceirização, a redução de custos ocorre, geralmente, dado os salários e benefícios da categoria do tomador de serviços serem superiores ao da categoria do prestador de serviços.
Exemplo: Condomínios, metalúrgicas, industrias tem salários muito mais altos que as categorias terceirizadas, com mão de obra com o mesmo perfíl.
- Melhoria da Qualidade: Há o mito de que não é possível igualar a customização de uma atividade internalizada. O que acontece é que as empresas de terceirização têm poder de investimento e competência enorme no que fazem e, ao mesmo tempo, flexibilidade para acomodar customizações. Portanto, vale a regra: para custos substancialmente iguais, o serviço terceirizado tende a ter melhor qualidade.
Algumas excelentes razões para terceirizar:
A terceirização é, antes de tudo, uma parceria e como tal, exige responsabilidades definidas, transparência nas relações comerciais e cumprimento da legislação.
A terceirização de determinados serviços dentro de uma empresa é, muitas vezes, a solução para grande parte dos problemas de agilidade, especialização, eficiência, custo. Mas muitos detalhes devem ser pensados antes do fechamento do contrato para que seja firmada realmente uma parceria de sucesso. Checar a idoneidade da empresa especializada em terceirização, cumprir a legislação trabalhista e estar ciente das responsabilidades do trabalhador terceirizado são alguns pontos fundamentais.